Perguntas e Respostas às dúvidas mais comuns que recebemos diariamente neste website

 

Índice:

 

O que eu preciso?

Solicitar o agendamento do serviço de Orientação Psicológica Online é fácil, mas antes você precisará verificar se dispõe de uma boa conexão com a internet e de um software comunicador (Skype, Whatsapp, Duo, Hangouts, etc…) atualizado, instalado em um computador – ou em um aparelho do tipo smartphone (Apple ou Android).

Recomendamos sempre o agendamento das sessões para dias e locais sem interferências externas, como ruídos de trânsito, animais,  etc. O uso de fones de ouvido ou headsets de boa qualidade também auxiliam bastante na melhoria das comunicações.

Procure encerrar a execução de quaisquer outros programas que possam estar abertos durante as sessões, como torrents, softwares peer to peer, transferências de arquivos, editores de planilhas, textos, navegadores de internet, tocadores de música, etc., pela nossa experiência, é recomendado uma conexão estável mínima com a internet de 2Mbps de download e 1Mbps de upload.

Apesar da possibilidade da interferência de outros fatores, de natureza diversa, essas medidas diminuem a possibilidade de quedas, cortes no áudio, no vídeo e problemas de funcionamento em geral. [voltar ao índice]

 

Abrangência dos Serviços

Por ser online – via internet – os serviços de orientação psicológica através do atendimento virtual podem ser oferecidos para pessoas do mundo inteiro. Um grande e importante diferencial para todos aqueles que tem mobilidade reduzida, ou encontram-se impossibilitados de comparecer presencialmente no consultório.

Temos percebido também que muitos buscam a orientação psicológica online como uma forma de obter mais conhecimento sobre a atividade do psicólogo antes de iniciar a psicoterapia presencial. O serviço online pode sim auxiliar a compreender o funcionamento e os ganhos que alguém obterá iniciando, ou retornando para uma psicoterapia.

Em caso de necessidade, o cliente será encaminhado para um atendimento presencial.

Outro serviço que oferecemos é a supervisão online dos profissionais de psicologia. O psicólogo supervisionado pode contar com um atendimento eventual ou complementar à sua formação presencial através dos meios eletrônicos de comunicação. [voltar ao índice]

 

Para quem o atendimento online não se destina

Segundo a resolução do Conselho Federal de Psicologia número 11 do ano de 2018, que entra em vigor a partir do dia 07 de novembro de 2018, os serviços de psicologia executados à distância, por meios tecnológicos, possuem algumas restrições que levariam à obrigatoriedade de um atendimento presencial.

O atendimento de crianças e adolescentes, sem consentimento formal expresso de ao menos um dos responsáveis legais é considerado um fator impeditivo de atendimento de qualquer tipo, presencial ou à distância.

O atendimento de pessoas e grupos em situação de urgência e emergência pelos meios de tecnologia e informação é um caso especial, devendo a prestação desse serviço ser executado sempre por profissionais e equipes de forma presencial, assim como também o atendimento de pessoas e grupos em situação de violação de direitos ou de violência.

É muito importante que o atendimento online seja capaz de  respeitar as especificidades e adequação dos métodos e instrumentos utilizados em relação às pessoas com deficiência na forma da legislação vigente. Em caso de impossibilidade de adaptação dos meios eletrônicos ao atendimento de pessoas com deficiência, estas também deverão ser encaminhadas para um atendimento externo, online ou presencial, que contemple essas especificidades. [voltar ao índice]

 
 

Sobre a Privacidade

Sabemos que a internet, por si só, é um meio que não possibilita garantir totalmente, de forma alguma, que dados sigilosos caiam na mão de terceiros durante as comunicações que trafegam em rede. Qualquer um que se proponha a oferecer esse tipo de garantia está sendo, no mínimo, ingênuo.

Este website, porém, tenta da melhor forma possível tomar todas as atitudes para que isso não aconteça. Temos acesso seguro às nossas páginas e formulários (https/ssl), assim autenticação no envio de e-mail pelos formulários de reserva e contato, além de estarmos sempre atentos às atualizações constantes de nossos sistemas online e comunicadores.

Qualquer questão de privacidade deve ser comunicada imediatamente ao responsável técnico através do e-mail [email protected] ou [email protected].

No dia a dia de nossos atendimentos, todos os profissionais que aqui oferecem seus serviços se comprometem a seguir o código de ética do psicólogo, em especial os artigos 9, 10 e 11, transcritos abaixo:

Art. 9º – É dever do psicólogo respeitar o sigilo profissional a fim de proteger, por meio da confidencialidade, a intimidade das pessoas, grupos ou organizações, a que tenha acesso no exercício profissional.

Art. 10 – Nas situações em que se configure conflito entre as exigências decorrentes do disposto no Art. 9º e as afirmações dos princípios fundamentais deste Código, excetuando-se os casos previstos em lei, o psicólogo poderá decidir pela quebra de sigilo, baseando sua decisão na busca do menor prejuízo.

Parágrafo único – Em caso de quebra do sigilo previsto no caput deste artigo, o psicólogo deverá restringir-se a prestar as informações estritamente necessárias.

Art. 11 – Quando requisitado a depor em juízo, o psicólogo poderá prestar informações, considerando o previsto neste Código.

Em caso de qualquer problema ou dúvida, não hesite em nos comunicar. [voltar ao índice]

 

Dúvidas em relação às remarcações das sessões

A política de remarcação, compensação ou reposição das sessões é própria de cada profissional. Este website não tem poder para interferir na prática de cada um.

O cliente deve procurar acertar este detalhe logo no primeiro encontro virtual para que não tenha problemas futuros ao precisar se ausentar nos dias e horários combinados. [voltar ao índice]

 

Em relação às formas de pagamento

No perfil do profissional há um detalhamento das formas de pagamento aceitas por cada um deles. Cabe também ao cliente combinar no primeiro encontro virtual como poderá efetuar a quitação destes compromissos financeiros. [voltar ao índice]

 

A qualidade dos atendimentos

Nossa maior preocupação é oferecer um atendimento digno, de qualidade superior, a um preço justo.

Consideramos que a atualização profissional também é um fator importantíssimo para uma boa prestação de serviços e, além de um website vitrine para os psicólogos e psicólogas que são aqui cadastrados, temos a característica de rede interprofissional para troca de conhecimentos.

Queremos saber a sua opinião sobre os atendimentos, por isso encorajamos o testemunho anônimo e avaliação dos profissionais que oferecem serviços por meio deste website. [voltar ao índice]